sexta-feira, 21 de agosto de 2015

E-reader (Kobo) VS Tablet (iPad Mini 2)

Sei que tenho andado meio afastado o blog, mas quem me segue no meu facebook e em alguns grupo, sabe que me tornei fã de ebooks desde em Setembro de 2014, quando comprei o meu primeiro iPad!
Há pelo mar da internet, a "discussão" entre o ler em ebook ou em papel, já fiz um vídeo a falar do que me levou a aderir aos ebooks, podem o ver AQUI
Porém mesmo assim vou só relembrar!
Porque é que me tornei leitora de ebooks, primeiro pela falta de espaço, os livros que vão sendo editados pelas editoras crescem a cada ano, a minha casa não. 
Segundo, o leque de autores que posso conhecer, sabemos que muitos autores nunca chegaram a Portugal.
Terceiro, não arrancar os cabelos sempre que uma editora cancela uma série, já que posso adquirir o ebook, noutro idioma, mas um dos factores principais, é a comodidade de ler um ebook e é aqui que entra o assunto do meu post... E-reader VS Tablet... Pró e contras de ambos os dispositivos. 

No meu caso, será entre o e-reader de marca Kobo e o iPad Mini 2 (tablet) da Apple, porque foram essas as marcas que comprei!

Informações técnicas gerais (as que se pode comparar entre ambos):

Processador:
Kobo H2O - 1GHz
iPad Mini 2- A7 (usa uma arquitectura de 64 bits)

Ecrã:
Kobo H2O - 6.8 Carta E Ink HD, 265 dpi
iPad Mini 2 - 7.9 Retina

Resolução de ecrã:
Kobo H2O - 1430x1080px
iPad Mini 2- 2048x1944px

Memória interna:
Kobo H2O - 4 GB
iPad Mini 2- 32 GB

Formatos suportados:
Kobo H2O:
eBook: EPUB, EPUB3, PDF e MOBI
Imagens: JPEG, GIF, PNG, BMP E TIFF
Texto: TXT, HTML, XHTML e RTF
Banda Desenhada: CBZ e CBR

iPad Mini 2:
Na mesma linha de comparação, o iBooks software usado para ler ebooks, lê também PDF, nunca experimentei CBZ ou CBR, já o fiz com MOBI o qual deu erro. Lê também imagens e documentos texto mas é um tablet, leria sempre.

Dimensões:
Kobo H2O - 17.9x12.9x1 cm
iPad Mini 2 - 200x134.7x7.5 cm

Peso:
Kobo H2O - 233g
iPad Mini 2 - 331g

Bateria:
Kobo H2O - até 2 meses
iPad Mini 2 - 10 horas

Ambos tem Wi-Fi.

O Kobo está adaptado para usar um cartão Micro USB, o qual não acontecer no iPad. Quanto às rede sociais, dá para partilhar no facebook frases dos livros que lemos no Kobo, no iPad sendo um tablet, tem acesso a todas as redes sociais, ambos tem navegador de internet porém o do Kobo é bastante rudimentar, não tendo a mesma desenvoltura do iPad.

Vamos agora passar à opinião com fotos.

Primeira impressão:
Mesmo o iPad sendo um pouco maior que o Kobo, não deixa de ser um modelo onde se pode ler com alguma comodidade, o peso geral é superior ao Kobo mas não será por ter mais 100 gramas, que nos irá fazer escolher um em vez do outro.






Ambos os dispositivos são bastante finos, outro pormenor que não nos levaria a escolher um ou o outro!



A partir daqui é que entram os factores decisivos para uma eventual compra ou escolha.
Vou referir, porque é que comecei por comprar um iPad(tablet) e só passado um ano, ter adquirido o Kobo. Teve a ver com o que eu queria naquele momento, tinha começado a ler ebooks recentemente, não saberia se me iria habituar ou não. Como tal, achei que era mais conveniente comprar um dispositivos que tivesse a possibilidade de leitura mas que não fosse só para a leitura, por isso ter escolhido o iPad. E escolhi Apple por quê? Não porque é a Appel, mas porque me "apaixonei" pelo iBooks, a aplicação onde se lê os livros, como pode ver pela foto, a aplicação "desfolha" o "livro".




Agora a grande diferença entre ambos... O ecrã, não as dimensões mas vamos lhe chamar "o vidro".
No iPad, o ecrã reflecte a luz, houve altura em que tinha que me sentar ou que elevar o iPad, para que a luz do sol, do tecto, não batesse no ecrã fazendo reflexo. Uma coisa boa em ambos dos dispositivos, é que regulam a luz... Se houver uma grande claridade exterior, eles diminuem a luz que o aparelho transmite. Já me aconteceu no Kobo, mais no e-reader do que no tablet, dar por mim com a iluminação muito baixa, por causa da intensidade exterior ao dispositivo.



Como podem ver em ambas as fotos, na mesma posição o ecrã do iPad reflecte muito mais a luz do tecto que o Kobo, para mim uma das vantagens do e-reader.
Outra das vantagem, é parecer que se está a ler em papel, o que já não acontece com o iPad.



Lógico que sendo o ecrã do Kobo E Ink, a preto e branco, onde as letras não emitem luz, a capa do livro fica a preto e branco, algo que não acontece com o iPad, já que este é "multicor",



Quanto aos formatos que lêem. 
Ambos lêem bastante bem ePub, formato mais usual para ebooks comprados em Portugal, mesmo o Kobo lendo PDF, o iPad é bem melhor para ler nesse formato, pelo menos para mim e pela minha experiência, porém é um formato que em ambos os dispositivos não conseguimos aumentar a letra, levando-nos a ler na forma original a que se encontra. Quanto ao formato Mobi, o Kobo lê perfeitamente, já o iPad não consegue reconhecer.
No que se refere a banda desenhada, ainda não experimentei em nenhum dos dois.

Em ambos, podemos aumentar a letra, assim como mudar o seu tipo. No iPad ainda se pode seleccionar se queremos o fundo branco, sépia ou noite, o Kobo em contrapartida podemos alterar a dimensão entre linhas, margens, justificar e tem dicionários incorporado de inglês, castelhano e português, o que já não se encontra no iPad. Também se pode fazer em ambos, citações, marcações e pesquisa no ebook, assim como ao sair de ambos os livros, a página em que ficamos "fica marcada", sem usar o marcador de página.





Conclusão:

Se me perguntarem qual eu escolhia? Respondia... Os 2 mas isso porque eu sou uma louca das tecnologias e não me vejo sem nenhum deles, perguntam-me qual o que uso para ler, definitivamente o Kobo, e porquê? Principalmente por ser mais leve, por o ecrã não reflectir praticamente a luz, por parecer que estou a ler em papel!
Agora, gostaria de ter o e-reader para poder comparar com o Kobo, ai iria ser uma "luta" justa, nete caso não o é.

Porém podem perguntar, porque é que escolhi entre os Kobo o H2O?
Porque é um dos top de gama da marca, pelo ecrã maior mas também pelo que vão ver a seguir... Foi a minha primeira experiência com... H2O...

Funciona...

 Está debaixo da torneira com água a correr...

 E sobreviveu... Funciona tão bem como antes...



O Kobo H2O, tem uma tampa que protege as entradas, para o carregamento e cartão!

Espero que tenham gostado deste VS, assim como espero voltar um dia com o VS mas desta vez com e-reader em comparação.

Boa leituras e qualquer duvida é só perguntar!

4 comentários:

  1. O iPad lê qualquer formato, desde que se tenha a aplicação correcta, incluindo .mobi (basta ter a App do Kindle).

    Tenho um iPad Mini 2 é um Kobo Mini. Uso o Kobo para os .ePubs, mas PDFs ou Comics leio sempre no iPad (ecrã maior e a cores, em especial por causa dos Comics)

    -- http://pepitamagica.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla Dionisio... Eu só usei e uso o iBooks, assim como o MOBI é melhor para quem lê muito em inglês e tem um Kindle, não sendo fácil retirar os ebooks do Kindle "nuvem", que está "agarrada" à Amazon!
      Recomendo a quem lê muito em inglês o Kindle, porque a Amazon tem excelente promoções, já quem lê em PT e compra ebooks em PT (caros, sei disso) mais vale um Kobo ou outros que estão no mercado! :)
      Quando comparei os dois, comparei com os app de origem! ;)

      Para quem lê essencialmente em PT, em que o formato é ePub, pode muito bem usar o iBooks sem grandes problemas e até pode colocar a app do Kobo que dá no iPad...
      Sabe que o Kobo lê banda desenhada? Pelo menos o meu H2O lê, terei que fazer a experiência, só não tem é cor, como é lógico pelo tipo de ecrã!

      Obrigada pelo seu comentário! :)

      Eliminar
  2. Olá,
    Gostei desta comparação e da reflexão feita enriquecida pelas imagens.
    Confesso que só tenho IPad e adoro-o tanto!!! E penso que ele já está a ficar "velhinho", muito cheio por isso quero adquirir um novo pois não sou capaz de fazer um limpeza das leituras realizadas, uma vez que desta forma sei se já li este ou aquele livro, fazendo uma rápida pesquisa na minha biblioteca sem ter de ir ao Goodreads o qual mal o uso. Mas como dizia, antes de me decidir fiquei tentada em adquiri um Kobo ou Kindle e entre estes não sabia qual escolher, mas acho que após esta leitura se adquirisse iria-me decidir pelo Kobo H20. A questão é que espero por uma promoção aliciante.
    Em fim, acho que ficarei pelo IPad.
    ;)
    ;)

    ResponderEliminar