segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O Mistério dos Preços dos Ebooks...

... neste país à beira mar plantado!



Não vou tocar no preço dos livros em papel, no preço dos livros de autores portugueses em comparação com autores estrangeiros, não, não vou mas adorava ver explicado isto?!


É que nem o IVA é desculpa, pois 23% de 17,99 são 4,13, logo eu que até não sou boa a matemática mas ainda sei fazer uma conta (e pensar por mim), ficaria sem IVA a "modesta" quantia de... 13,86, em inglês custa 7,99 logo, não é preciso muitas contas para ver a diferença e o quanto custa a mais um ebook em Portugal!
Podem dizer os senhores do meio e alguns, que se paga a tradução mas até esse factor não deveria de encarecer e por quê, porque o livro já foi traduzido para o papel, logo o ebook é só mais um formato de escolha, se este já foi editado em papel, as despesas tais como de tradução, de direitos, devem estar já incluídos nesse formato.
Falando no caso do livro ou da série referida na imagem, deve estar "mais que pagos" com a compra em livro porque para mim estes são caríssimos para a realidade do país, 24,90 o terceiro e os anteriores 21,90 (o nº de folhas deve contar para o preço)!
E mais...
Em ebook não se gasta na tipografia, se for uma editora com plataforma de venda própria, nem ai teria se quisessem que pagar a um "intermediário", e fazem este preços para mim pornográficos!!!
Ah esperem, a culpa é da paginação como já li de uma determinada editora!

Raio de país é este, que se paga tudo caro, mas o que continua barato é o ordenado!

2 comentários:

  1. É bem verdade.. é coisa que nunca percebi isso dos preços dos ebooks :( já há muito que não compro um livro em português :( é impossível, em comparação com o preço que se paga por um em inglÊs..

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
  2. Realmente, tem toda a razão. Se comprarmos em Inglês é sempre mais barato. Pois se formos a comparar, poupamos 3€ e qualquer coisa se comprarmos em e-book. Do formato papel para e-book, em inglês poupamos mais de 8€.
    No entanto, nos livros o IVA é de 6%. Caso contrário seriam ainda mais caros.
    As editoras fazem o orçamento pelo número de palavras, não pelo número de páginas. Assim disseram-me algumas.
    Mas atenção, que há leitores que se o preço for baixo é porque talvez não seja assim tão bom. Ou assim já me disseram.
    Parabéns pelo artigo e pelo blog.

    ResponderEliminar