quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Opinião do Livro: "O Estranho Fado de Elias" de Vasco Ricardo


Nota: Neste momento ainda está a digerir a sensação amarga do final...

Sempre ouvi dizer que um livro nos "agarra" pelas personagens, aqui, neste fado aconteceu-me, fui agarrada por uma das personagens mais neuróticas que conheci, por uma personagem que me fez ter um extremo carinho por ele! Para...

Entre os seus tiques estranhos, as suas manias, Elias marca porque o próprio é consciente das suas falhas, das suas neuroses, manias e tiques, é por ele ser diferente, por ter uma reacção contraditória, uma reacção tão inesperada do que se está à espera às situações, que me cativou!

Houve alturas que dizia para mim mesma "raios, não conseguia viver com um homem assim"... "Ai que agora sou eu que começo a ter tiques nervosos", parece-me que são essas as reacções que um autor quer ao seu livro, quer que o leitor sinta o que a personagem sente, que queremos entrar no livro para apertar o pescoço ou simplesmente dizer "não precisas disso", para dar a mão e ajudar e eu senti todos este sentimentos, torci sempre pelo personagem!!!
Não, não estou a dar "graxa" e a querer dizer bem do livro que é de um amigo, nem que esse amigo seja só no mundo do Facebook, digo porque o sinto, digo porque me deixou a cada final de capítulo com a vontade de saber mais, de ver tudo respondido mas como em qualquer bom escritor, a historia e a personagem é-nos dados aos poucos, digo porque senti o que a personagem sentiu, digo porque fiquei com lágrimas nos olhos, digo porque tive vontade de "bater" ao escritor, por ter-me feito apaixonar pelas personagens para...
Juro Vasco, se tivesse à minha frente neste momento apertava-te o pescoço... Como te disse em privado, ISTO NÃO SE FAZ!!!
Foi muito bom ver um "estória" escrita por um homem, de ler a "estória" de um homem! De um homem tão complexo, que eu como leitora queria ajudar e acarinhar!

Quanto à escrita, já conhecia por crónicas feitas pelo autor porém a mesma é diferente de um livro, gostei! Uma escrita fluída, agradável que não se dá pelo virar das páginas.

Se o livro estivesse no Goodreads, daria 4* de caras e não levaria 5 por dois motivos, primeiro não era necessário tantas descrições, mas ai o mal é meu pois não sou pessoa de gostar de descrições em demasia, o outro é pelo final! Não consigo, é mais forte que eu! O livro é excelente, vale a pena e valia a pena se uma editora pegasse nele!

Ah!!! Sr. Vasco Ricardo, este final ficou entalado, por isso ainda "te odeio"... =P

Sem comentários:

Enviar um comentário